Trace metas, coloque o plano em ação e não desista
Foto: Dreamstime
Você costumava sonhar alto, traçava metas ambiciosas em todas as áreas e idealizava sua imagem como a de uma mulher linda, realizada e bem-sucedida. Mas, se a vida real estiver dando baques, você só precisa rever algumas atitudes, ter coragem para mudar e para entender quem realmente deseja ser. E sabe o melhor? Dá para revolucionar a vida e se tornar a pessoa que sempre sonhou em somente sete etapas!
1. Defina objetivos
Entender quais são seus objetivos reais é o primeiro passo para se colocar no caminho certo. Liste as coisas que você faz com facilidade - e isso pode ser em qualquer área. Se seus amigos sempre procuram seus conselhos antes de sair de férias, talvez você tenha uma inclinação para trabalhar com turismo, por exemplo. "Mapear os talentos não é tão difícil. Só precisa pensar em que atividades, mesmo as mais banais, você é realmente boa", diz Tania Casado, professora de administração da Universidade de São Paulo.
2. Tenha uma estratégia
"O planejamento deve ser direto e ter todas as etapas que você deve percorrer", explica Ana Cristina Limongi, da Fundação Instituto de Administração, em São Paulo. Se você sonha em fazer um mochilão pela Europa nas próximas férias, coloque no papel (com antecedência) todas as cidades que quer conhecer, quantos dias precisa passar em cada uma delas, quanto dinheiro tem para gastar, etc. "De 50 a 80% do tempo nós falhamos apesar do nosso comprometimento. Usar táticas certas torna as ações efetivas", diz Heidi Grant, autora de Succeed: How We Can Reach Our Goals (ainda sem edição no Brasil).
3. Escolha o momento para agir
Fique atenta a tudo que acontece à sua volta: às vezes a sua grande chance está ao seu lado e você nem se dá conta. "É preciso olhar para o mundo e ver as oportunidades", adverte Alexandre Costa, coach e diretor da Integraal Human Performance, em São Paulo. Para isso, mantenha o seu planejamento sempre atualizado e tenha todos os passos na sua cabeça.
4. Monitore os avanços
Fazer um balanço periódico, vendo onde você está e quanto falta para conquistar o seu objetivo, é outro passo importante que não deve ser subestimado. "Avaliar os avanços é essencial para ver se as táticas estão funcionando ou se alterações são necessárias", afirma Heidi. E isso pode ser usado para qualquer grande meta, como perder peso ou até mesmo comprar um notebook de última geração.
5. Pense positivo (mas com os pés no chão)
A postura positiva ajuda a criar e a manter a motivação para seguir em frente, enquanto o realismo faz você saber que os obstáculos vão, sim, surgir no seu caminho. "Se subestimar o desafio, provavelmente não estará pronta para enfrentar as dificuldades e as chances de falhar aumentarão. Saber o que a espera, por outro lado, estimula a busca por soluções", explica Heidi.
6. Não desista
Saiba que em alguns momentos desistir será tentador. Nada de sucumbir a essa vontade. "Persistência é a palavra-chave porque você sempre terá que enfrentar dificuldades", alerta Yvette Piha Lehman, do Instituto de Psicologia da USP. Mas, se tiver derrotas, é hora de pensar. "Levar "nãos" faz a gente analisar onde está errando, ato fundamental para ir em frente", diz Nélio Bilate, consultor da DMB, em São Paulo. A partir da reflexão, dá para ver o que ainda está faltando.
7. Faça uma coisa de cada vez
Você pode até se considerar uma pessoa de sorte, mas jamais dependa dela. Seja dedicada, trabalhe duro e não imponha a si mesma mais desafios do que pode gerenciar. Infelizmente, é quase impossível ter forças (e foco!) para treinar para uma maratona, entrar no mestrado e planejar um ano sabático ao mesmo tempo. Por isso, escolha uma meta e mantenha o foco. "Muitos confiam demais na habilidade de superar obstáculos e de resistir a tentações e se colocam em situações difíceis. Por isso, não complique o seu próprio caminho e não faça mais do que pode", aconselha Heidi.
0 comentários:
Postar um comentário