18 de junho de 2012

Futebol emagrece, esculpe o corpo e fortalece os músculos

Crédito: Getty Images.

Corre atrás da bola, vai pra lá e pra cá, chuta, cabeceia, cai no chão, se machuca… E faz goooool! O futebol é cheio de desafios, principalmente para a mulherada. “É um esporte que exige demais da mulher. Em uma partida de alto rendimento, elas percorrem de 8 a 10 quilômetros”, diz Kleiton Lima, técnico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, em entrevista à revista CLAUDIA.

Vale o esforço? Sim, sem dúvida. O futebol esculpe o corpo, enrijece os músculos, fortalece o condicionamento e ajuda a emagrecer. Em um partida, é possível gastar até 600 calorias. Tudo de bom, né!

Logo nas primeiras semanas de treino, as iniciantes já sentem os efeitos benéficos: os músculos ficam definidos, há troca de massa gorda por magra, ocorre ganho de tônus e a silhueta é redesenhada. Pernas, panturrilhas, a musculatura do bumbum e posterior da coxa são as partes do corpo mais exigidas e desenvolvidas.

E os benefícios não param por aí. “O futebol controla os níveis de pressão arterial e diminui o risco de doença coronariana, já que a taxa de colesterol bom aumenta. Facilita a perda de peso, libera endorfina, promove sensação de bem-estar e regula o sono”, explica ortopedista Ricardo Cury, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo, em entrevista à revista CLAUDIA.

Animou- se a entrar em campo? A idade ideal para começar a jogar futebol é entre os 20 e os 30 anos. Acima dessa faixa etária, se a pessoa não apresentar nenhum risco de problemas cardíacos e tiver um bom condicionamento físico, pode correr, literalmente, atrás da bola. Mas antes consulte um médico e um educador físco. Faça uma avaliação.

0 comentários:

Postar um comentário