Apenas a sibutramina continuará à venda no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça (4) pela proibição da venda de parte dos medicamentos que inibem o apetite, voltados ao tratamento da obesidade.
Dentro de 60 dias devem sair do mercado os derivados da anfetamina (femproporex, anfepramona e mazindol). Os pacientes que estão em tratamento atualmente com estes medicamentos deverão ter seus tratamentos reavaliados.
O órgão manteve a permissão da venda da sibutramina, outra substância controladora de apetite. Mas, para comprar este medicamento, médico e paciente terão de assinar um termo de segurança e responsabilidade.
Segundo informações da Veja.com, a decisão sobre as anfetaminas foi unânime: os quatro diretores votaram contra a manutenção da venda dos medicamentos. Já em relação à sibutramina, apenas o diretor José Agenor da Silva defendeu sua proibição.
Alguns estudos indicam que o consumo de sibutramina pode aumentar o risco de problemas cardíacos em alguns pacientes. A sibutramina estimula a ação da serotonina e da noradrenalina - neurotransmissores que estão associados à sensação de saciedade.
0 comentários:
Postar um comentário