Praticar atividade física é fundamental para a dieta
Foto: Getty Images
Perseverança e disciplina. Sem esse mix não há boa forma que apareça, segundo o nutricionista e médico ortomolecular Antonio Pacileo. "A tríade mudança de hábitos + alimentação equilibrada + atividade física é o caminho correto para uma vida saudável", acrescenta. Confira entrevista com o especialista:
Qual o maior erro de quem quer emagrecer?
Ninguém fica musculoso ou mais magro de um dia para o outro. Para perder peso, é importante conhecer o organismo. Deficiência em nutrientes e alteração hormonal são fatores que interferem no metabolismo e devem ser detectados através de exames. Além disso, usar a balança como única medida de avaliação é errado. O corpo é composto de água, músculos, ossos, gorduras, e a redução em números não é um indicativo real de saúde e/ou perda de peso. E nem adianta usar as próprias roupas como parâmetro. A gordura branca, aquela que fica depositada no abdômen, quadris e coxas, tem mais volume do que peso. Por isso é tão difícil fazer essa medição sem a ajuda de um profissional.
A prevenção é o caminho para um corpo saudável?
Precisamos tratar a saúde e não a doença. É a prevenção primária: ter hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e praticar atividade física. Fazer exames para ter (ou não) um diagnóstico precoce é prevenção secundária. Em casos de doença, medicamentos são necessários, mas em um organismo equilibrado a dose pode ser menor e os efeitos, mais eficazes.
Há uma dieta ideal para a saúde e para a beleza?
A receita é diferente para cada indivíduo, pois nem tudo que ingerimos é absorvido pelo organismo. Os suplementos e nutricêuticos são bons coadjuvantes, mas precisam ser recomendados pelo médico. A beleza que vem de dentro para fora é o segredo da longevidade, já que o equilíbrio de nutrientes fortalece as defesas antioxidantes na prevenção do envelhecimento precoce e o surgimento de doenças degenerativas.
Como obter esse equilíbrio?
Na realidade, construímos praticamente um ser novo, em média, a cada 100 dias. Das unhas e cabelos até o intestino, quase todos os tecidos do corpo são renovados nesse período - o intestino a cada 15 dias, o pulmão a cada dois meses, unhas e cabelos a cada seis meses. E a alimentação é um dos combustíveis para essa renovação. É preciso ter um cardápio completo, com proteínas, em especial peixes, frutas, verduras com folhas verde escuras (ricas em antioxidantes), além dos grãos e tubérculos, especialmente a batata doce, pelos nutrientes e baixo índice glicêmico.
Quais são os maiores vilões da saúde e da boa forma?
Os alimentos com maior quantidade de gordura - saturadas e trans - são os que mais retêm toxinas, como mercúrio, bisfenol, dioxin e pesticidas, que, em excesso, podem causar câncer. Porém, há outros fatores: sono ruim, aumento do estresse, falta de exercício e vícios são tão ruins quanto a ingestão excessiva de gorduras.
0 comentários:
Postar um comentário