19 de setembro de 2011

Dieta dos pontos: conheça prós e contras

Com a dieta dos pontos você tem a liberdade de comer o que gosta, mas precisa ter um controle rigoroso. Coloque na balança prós e contras!

prato com salada e frango

Não se esqueça de incluir alimentos saudáveis no prato!
Foto: Getty Images

A dieta dos pontos atribui pontos aos alimentos, de acordo com uma tabela predeterminada. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. A quantidade de pontos a ser consumida por dia é determinada de acordo com altura, sexo, idade, hábitos alimentares e de atividade física do indivíduo. Em geral as mulheres podem somar cerca de 300 pontos diários (1.080 calorias).

Sem tempo limitado


Desde que reúna alimentos nutritivos, dos diversos grupos alimentares, ela pode ser seguida pela vida toda, especialmente para a manutenção do peso. "Mas quem consegue ficar contando pontos o tempo todo? Isso pode gerar ansiedade e stress", pondera o endocrinologista João César Castro Soares.

Sem regras e proibições


Você tem liberdade para comer o que mais gosta, aumentando a probabilidade de permanecer na dieta por mais tempo.

Olho na diversidade


Por mais tentador que seja poder se esbaldar à mesa com tudo o que mais lhe apetece (massas, carnes, doces), não se esqueça de incluir alimentos saudáveis no prato. Afinal, vitaminas, fibras e outros tantos nutrientes são essenciais para sua saúde.

Anote tudo


É preciso ter controle rigoroso do que se come. E uma das desvantagens está na dificuldade de saber quais alimentos valem mais ponto. "Além disso, o método focaliza apenas a quantidade de calorias, deixando de lado a preocupação com a variedade e os valores nutricionais dos alimentos", reforça o médico.

Um cardápio desbalanceado pode ocasionar a fome oculta. Ela é imperceptível, aparece sem que você perceba, mas a médio ou longo prazo pode acarretar doenças como osteoporose, diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão.

Permitido: todos os alimentos são permitidos, inclusive massas, doces e pães.

Proibido: não restringe o consumo de nenhum grupo ou tipo de alimento.

0 comentários:

Postar um comentário